terça-feira, 22 de março de 2011


  Apagão de planejamento

23 de março de 2011          Jornal Estadão
José Paulo Kupfer
Parece incrível, mas, no Brasil, já tem mais gente viajando de avião do que de ônibus. Segundo pesquisa feita pela Fipe-USP para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), divulgada nesta terça-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo”, em 2010, 67 milhões de passageiros viajaram de ônibus interestaduais e 66 milhões de avião. A tendência de alta na venda de passagens aéreas e de queda nos bilhetes de ônibus indica que, pela primeira vez, em 2011, o transporte aéreo responderá pela liderança entre os meios de deslocamento interestaduais.
Se é um pouco difícil de acreditar, é muito mais fácil explicar. O fenômeno se deve à combinação do aumento de renda e das facilidades de crédito com redução dos custos da aviação comercial. Quase metade da clientela da Gol, por exemplo, hoje líder no setor da avião comercial, vem das classes C e D – as que, nos últimos anos, se beneficiaram da ampliação do acesso ao mercado de consumo.
No lado da renda, não é só a remuneração mais encorpada que ajudou na substituição do ônibus pelo avião, nas viagens a distâncias relativamente mais longas. A ampliação e sustentação das vagas de trabalho formal, em conjunto com o crescimento do empreendedorismo, possibilitou um crescimento da bancarização e, na sua esteira, do acesso menos burocratizado ao crédito.
Sob a ótica dos custos, a valorização do real fez um serviço crucial. A taxa de câmbio afeta diretamente os custos de combustível – que representa cerca de um terço de todos os custos de operação no setor –, de manutenção, arrendamento e seguros. Estes últimos, por sua vez, articulam-se com os ciclos mais curtos de renovação das frotas – fator crítico na redução de custos.
Mais incrível do que o fato em si é que a tendência de superação do ônibus pelo avião, no mercado brasileiro, não vem de hoje. Vem lá de trás, pelo menos desde 2004, quando teve início a decolagem do avião, acompanhada da derrapagem do ônibus (desculpem o duplo trocadilho…).
Diante disso, deveria ser incrível, mas infelizmente não é, a falta de planejamento, na sequência, de execução de planos capazes de produzir as condições para absorver a tendência projetada. Oito anos depois do início firma da inflexão no transporte de passageiros no Brasil, instalações e operação de aeroportos, sistema de controle de voo e despacho – de passageiros e bagagens –, defasados na quantidade e na qualidade tecnológica, correm, em velocidade de tropa de burro, atrás do prejuízo.
Os incríveis números levantados pela ANTT ajudam a compreender que os freqüentes apagões aéreos estão inseridos num apagão muito mais abrangente e grave: o apagão do planejamento.

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