sexta-feira, 15 de abril de 2011

Material enviado pelo Professor Copérnico (Prof. Estrutura Organizacional )

"Como vai o comércio local? 
 
A indústria possui inúmeras formas e mesmo índices variados para mensurar o seu desempenho, seja pela simples constatação e comparação de itens produzidos entre períodos, seja pelo volume comercializado ou crescimento do setor. 
E o nosso comércio local, como é mensurado? Como é que a população, os comerciantes e mesmo o poder público sabem como vai a saúde do comércio? 
A importância dessa informação tem ordem prática para o consumidor, uma vez que isso se traduz numa melhor compra e nível de satisfação.
Para o comerciante, isso pode fornecer um parâmetro muito confiável sobre o seu próprio desempenho e por meio disso e avaliação de seu negócio, poder atuar para aprimorar, corrigir desvios e incrementar seus resultados.
Para o poder público a informação pode contribuir, entre outros fatores, para confrontação das decisões tomadas no seu plano diretor. Oferecer melhores serviços de comunicação, transporte e pavimentação entre outros.
Nessa breve indagação, percebe-se o quanto seria útil contar com uma forma de se avaliar o comércio local, não só para satisfazer o prazer de se ver pendurado na parede um quadro que manifeste o reconhecimento da comunidade, mas principalmente para o aperfeiçoamento de uma atividade que tanto contribui para o progresso local.
E quais itens a serem observados, mensurados e apreciados? Direciono a pergunta aos ousados e criativos alunos desse blog: Quais parâmetros você como consumidor e como cidadão gostaria de ver ou conhecer sobre o comércio de sua cidade?"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário