segunda-feira, 11 de abril de 2011

4º Episódio :MEU PRIMEIRO EMPREGO com MAX GEHRINGER (FANTÁSTICO)


Curso para se expressar melhor pode ser um diferencial no currículo

O que fazer para não tropeçar nas palavras e mostrar segurança? Veja as dicas de Max Gehringer.

Falar em público é uma dificuldade para os tímidos. Para muita gente, é uma tarefa difícil. Mas é um desafio inevitável da vida profissional. Em algum momento, todo mundo vai precisar defender uma ideia, apresentar um projeto e vender seu peixe.

Mas e mostrar segurança? Max Gehringer acompanha a turma que batalha pelo primeiro emprego.

A técnica em química Mayla Ladeira, a publicitária Gabriela Oliveira, o engenheiro ambiental Fábio Costa e o administrador Diego Manes são recém-formados e está à procura de trabalho. Para conhecer na prática os desafios do mercado, os quatro aceitaram passar três semanas em empresas. 
Um laboratório em Benfica, Zona Norte do Rio, acolheu Mayla. E ela dá conta do trabalho. Mas a técnica em química não abre mão de sair às 17h, em ponto. Ela fica ansiosa para ir embora, porque do trabalho até a casa dela são mais de duas horas de trem e ônibus.

Mas o consultor de carreiras do Fantástico, Max Gehringer, alerta que tem chefe que gosta que o funcionário não vá embora: “aconteceu uma emergência, não tem problema em ficar. Mas acontece uma emergência todo dia, tem algum problema”.

A publicitária Gabriela tinha compromisso depois do trabalho, mas na última hora a chefe pediu para ver o projeto em que ela está trabalhando. A jovem perdeu o compromisso, mas ganhou pontos com a chefe.

O engenheiro Fábio visita as obras de Chapecó, em Santa Catarina. A missão dele é checar se todas as exigências ambientais estão sendo cumpridas. O entusiasmo e a segurança dele impressionam os chefes e colegas. Fábio brinca muito com o estagiário da empresa em que trabalha, e Max Gehringer alerta que é preciso ter cuidado com esse tipo de piada, porque pode incomodar a outra pessoa.

O consultor de carreiras também orienta que solicitar opinião é uma forma de conquistar simpatia e saber em quem confiar: “dedique um minuto para perguntar a cada um dos seus colegas alguma coisa que você já sabe. As respostas que você ouvirá irão mostrar para quem no futuro você poderá perguntar as coisas que você não sabe”.

O administrador Diego mostra aos gerentes do trenzinho do Corcovado os resultados da pesquisa sobre a satisfação do turista. A dificuldade do jovem é que ele é muito tímido. Max alerta: “encarar a apresentação é um enorme passo”.

O consultor dá dicas de como se portar ao falar em público:
- Projete a voz
- Cuidado com a postura
- Evite Falar rápido demais
- Evite cacoete de linguagem
- Evite gírias e palavrões
- Evite ficar com a mão no bolso

Um curso para se expressar melhor pode ser um diferencial no currículo.
 Quer saber mais e visualizar mais dicas dos consultores de carreira ?acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário