segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Material enviado pelo aluno Leandro 02/08/11


Japonesa Kirin anuncia compra da Schincariol por R$ 3,95 bilhões

Grupo japonês comprou a Aleadri-Schinni Participações e Representações.
A holding Aleadri-Schinni tem 50,45% das ações da Schincariol.


Do G1, com informações da Reuters
O grupo japonês Kirin anunciou nesta segunda-feira (1º) a aquisição do controle da cervejaria brasileira Schincariol por R$ 3,95 bilhões.
A Kirin comprou a Aleadri-Schinni Participações e Representações, de Alexandre e Adriano Schincariol. A holding Aleadri-Schinni tem 50,45% das ações da Schincariol.
Na noite desta segunda-feira, ainda não havia nenhuma informação oficial no site da Schincariol. O G1 tentou entrar em contato com a cervejaria brasileira, mas não localizou nenhum representante para falar sobre o assunto. Os detalhes da transação, porém, estavam disponíveis no site da Kirin.
O comunicado oficial do grupo japonês destaca que a Schincariol é a segunda maior produtora de cervejas do Brasil, sendo conhecida pelas marcas Nova Schin, Devassa, Glacial, Baden Baden e Eisenbahn. O grupo também produz refrigerantes, sucos e água mineral, alcançando o terceiro lugar na produção de bebidas não-alcoólicas no país. A empresa tem uma rede com 13 fábricas em todo o Brasil.
A Kirin Holdings Company é uma empresa japonesa presidida pelo CEO Senji Miyake. Com sede em Tóquio, a companhia foi fundada em 1907 e teve uma arrecadação total de mais de R$ 40 bilhões em 2010, segundo o site oficial da empresa. A Kirin tem cerca de 32 mil empregados.
Conhecida por sua cerveja, a empresa japonesa produz diferentes tipos de bebidas alcoólicas e sem álcool. Além das cervejas, a empresa produz e distribui vinhos, uísque, chás, derivados de leite, sucos e água mineral.
www.globo.com

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Matéria enviada pelo aluno Leandro

Para nutricionista, mudança no cardápio do McDonald´s não é eficaz

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Menos sódio, mais frutas. Menos fritura, mais salada. No dia 1º de outubro, entra em vigor o novo cardápio do McDonald´s no Brasil. A pedido do blog, as mudanças — que incluem novos produtos e a redução de açúcar, sódio e calorias das opções atuais — foram avaliadas pelo especialista Daniel Bandoni, professor adjunto do curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A principal mudança se deu no McLanche Feliz, concebido para crianças a partir de 6 anos de idade, no qual foi incluída uma porção de frutas frescas da estação. Houve também uma redução de 10% do sódio em diferentes ingredientes. E, a partir de outubro, todas as combinações do kit infantil terão um teto de 600 calorias, com a redução do tamanho da porção de batatas fritas.
As mudanças no cardápio da rede de lanchonetes também atingem o público adulto. Além da redução do sal em pães, queijos e condimentos, entre outros, também será diminuída (em quase 40%) a adição de açúcar nas bebidas à base de frutas, com um limite de 5 g por cada 100 ml.
A salada de acompanhamento das McOfertas vai dobrar de tamanho, com uma maior variedade de folhas, além de cenoura ralada e tomate. Sem o molho, serão apenas 10 calorias.
De acordo com a Arcos Dourados, empresa que representa a marca McDonald´s na América Latina, as mudanças são fruto de dois anos de pesquisas, com o apoio de fornecedores, para que em 2011 houvesse testes com consumidores. Nessas degustações, as mudanças teriam sido aprovadas pelo público. Por ora, não haverá mudança nos preços nem na oferta de brindes.
Mas o professor Bandoni, da Unifesp, vê problemas na associação de brinquedos à alimentação. “Isso é uma prática abusiva para conquistar crianças”, diz. Ele argumenta ainda que não é bem divulgada a possibilidade de se comprar o brinquedo sem o lanche, assim como a opção por substituir as batatas fritas por salada nas McOfertas.
Bandoni afirma ainda que, mesmo com a redução de sódio e açúcar nos alimentos, sua presença continua sendo alta e que, portanto, esses alimentos devem ser evitados. Atualmente, ele afirma, o Big Mac e a batata média somam 50% do máximo de sódio que um adulto deve ingerir por dia. “Essas medidas são muito iniciais e pouco eficazes”, afirma.
“Além disso, os lanches têm uma alta densidade energética (calorias por grama de alimento)”, prossegue. Isto é, em pouco volume de alimento, há muitas calorias. Com isso, as pessoas acabam comendo demais, muito rapidamente.
As críticas ao cardápio da rede de lanchonetes se acentuaram em 2004, com o lançamento do documentárioSuper Size Me, do cineasta americano Morgan Spurlock. No filme, ele passa um mês comendo apenas no McDonald´s. Ao fim da experiência, Spurlock havia engordado 11 quilos e estava com problemas hepáticos.
Mas o Mcdonalds nega que as alterações feitas nos últimos anos tenham relação com a polêmica. “As inovações são parte de um projeto contínuo de aprimoramento do cardápio da rede e respondem a uma demanda do público”, afirma Flavia Vigio, vice-presidente da Arcos Dourados.
De fato, a salada de copo foi incluída no cardápio antes do documentário, em 1998, mas, de 2004 para cá, vários ajustes foram feitos. Em 2005, a rede passou a vender maçãs e iogurte com cereais. No ano seguinte, entraram  cenouras de aperitivo e água de coco. Em 2007, foram incluídos o sanduíche de peru e os smothies de frutas  além de haver uma redução da gordura trans no cardápio.

Fonte : Jornal ESTADÃO

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Abilio Diniz fala em rumores de aproximação do Walmart com o Casino

'A situação de endividamento do Casino hoje só se resolve se venderem algum ativo muito grande', disse

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Cley Scholz, de O Estado de S. Paulo, com colaboração da Equipe AE
SÃO PAULO - O empresário Abilio Diniz, presidente do grupo Pão de Açúcar, voltou a usar o Twitter para falar sobre a fusão hoje, em mensagem postada para seus 106,5 mil seguidores. Abilio enviou um link com artigo de Eduardo Rossi, consultor da Península Participações, empresa da família de Abilio Diniz. A Península detém, junto com o sócio Casino, o controle do Pão de Açúcar por intermédio da holding Wilkes. "Sobre a proposta de fusão com o Carrefour, indico a leitura deste artigo", disse Abílio.
O artigo defende que "o potencial negócio deve ser visto pelo prisma de todos os acionistas e da companhia". E conclui com uma defesa à posição de Abilio: "Diante dessas vantagens para a empresa e para o País, Abilio não hesitou em abrir mão de direitos pessoais ao defender a proposta. Ele ganhará muito mais com os lucros da empresa, sem contar com a satisfação de ver um grupo com gestão brasileira ser uma das grandes potências mundiais do varejo".
Em entrevista publicada na edição de hoje do jornal O Globo, Abilio questiona porque o Casino quer tanto o controle da empresa, revelando que há rumores de que o Walmart estaria por trás do grupo francês. "Faz sentido. A situação de endividamento deles (do Casino) hoje só se resolve se venderem algum ativo muito grande", disse ao jornal.
Diniz disse ainda que caso o Casino assuma o controle da empresa em 2012 nada mudará no comando da companhia. Ele explica que perderá um assento no Conselho, mas continuaria indicando o management e o CEO. Sobre a possibilidade de o acordo com o Carrefour não sair, o executivo disse que "aí é sentar na calçada e chorar. Acho que isso vai prejudicar o valor da companhia". Na entrevista o empresário diz que é otimista: "Acredito em Deus".