sexta-feira, 29 de abril de 2011

Material enviado pelo Diretor Luiz Fernando 29/04/11


Trabalho em equipe
Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe
Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produzmelhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3". Por tudo isto aqui ficam dez dicas para trabalhar bem em equipe.
1. Seja paciente
Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

2. Aceite as idéias dos outros
As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar
3. Não critique os colegas
As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira notrabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.
4. Saiba dividir
Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.
6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.
7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.
8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Evite cair no "pensamento de grupo"
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.
Fonte: http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx

segunda-feira, 25 de abril de 2011

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Mercado volta a elevar previsão de inflação em 2011

O mercado financeiro voltou a elevar a projeção para a inflação em 2011, segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central (BC). De acordo com a pesquisa, a expectativa para a inflação oficial neste ano subiu de 6,29% para 6,34%, em um patamar ainda mais distante do centro da meta de inflação, que é de 4,50%. A meta tem margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Os analistas mantiveram a projeção para a inflação em 2012 em 5,00%. No caso da inflação de curto prazo, o mercado elevou de 0,70% para 0,79% a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril de 2011. Para a inflação de maio, a taxa prevista passou de 0,42% para 0,41%.
O mercado financeiro manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, em 4,00%, segundo o boletim Focus. Para o ano que vem, a projeção para o crescimento da economia recuou de 4,25% para 4,21%. A estimativa para o crescimento da produção industrial em 2011 passou de 4,08% para 4,06%. Para 2012, a projeção para a expansão da indústria recuou de 4,68% para 4,65%.
Juros e dólar
De acordo com a pesquisa Focus, os analistas também mantiveram a previsão para a Selic (a taxa básica de juros da economia) para o fim de 2011, em 12,25% ao ano. Hoje, a taxa está em 12,00% ao ano. A projeção para a Selic no fim de 2012 seguiu em 11,75% ao ano.
Para o mercado de câmbio, os analistas preveem que o dólar encerre 2011 em R$ 1,65, mesmo valor estimado na semana anterior. A projeção do câmbio médio no decorrer de 2011 passou de R$ 1,63 para R$ 1,62. Para o fim de 2012, a previsão para o câmbio foi de R$ 1,71 para R$ 1,70.
Contas externas
O mercado financeiro alterou a previsão para o déficit nas contas externas em 2011. A previsão para o déficit em conta corrente neste ano passou de US$ 61,50 bilhões para US$ 60,50 bilhões. Para 2012, o déficit em conta corrente do balanço de pagamentos estimado seguiu em US$ 69,10 bilhões.
Já a previsão de superávit comercial em 2011 subiu de US$ 17,20 bilhões para US$ 18,00 bilhões. Para 2012, a estimativa para o saldo da balança comercial passou de US$ 10,00 bilhões para US$ 10,05 bilhões. Analistas mantiveram a estimativa de ingresso de Investimento Estrangeiro Direto (IED) em 2011, em US$ 45,00 bilhões. Para 2012, a previsão também seguiu no mesmo valor de US$ 45,00 bilhões.
IGPs
A mediana das projeções do mercado financeiro para o IGP-DI de 2011 avançou de 7,00% para 7,01%. Há um mês, a estimativa para este indicador estava em 7,02%. Para o próximo ano, a mediana para o IGP-DI seguiu em 5,00%, como estava na semana anterior e há quatro semanas.
Também subiu a projeção mediana do mercado para o IGP-M de 2011, passando de 7,04% para 7,06%, conforme o mesmo levantamento. Há um mês, o prognóstico do mercado era de uma alta de 6,99% para esse índice. Para 2012, a mediana das estimativas para o IGP-M subiu mais: de 4,89% para 5,00% - quatro semanas atrás estava em 4,90% para o período.
Preços administrados
Já a expectativa das instituições financeiras consultadas pelo Banco Central para o movimento dos preços administrados não sofreu qualquer alteração na pesquisa divulgada esta manhã em relação à semana anterior. A mediana das projeções para a alta desse conjunto de preços em 2011 seguiu em 4,80%, enquanto para 2012 ficou estagnada em 4,50%.
(Com Célia Froufe, da Agência Estado)

Material enviado pelo aluno Edval dia 24/04/11

Como ser Criativo


1. Saiba que há um tesouro em sua cabeça - uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de bilhões de dólares. Sabe como se escreve isso? Assim, um três e dezoito zeros: US$3.000.000.000.000.000.000,00 


2. Todos os dias escreva pelo menos uma idéia - Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país. 


3. Escreva seus objetivos específicos de vida -Agora, carregue esta relação no bolso - sempre.


4. Faça anotações -  Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória. 


5. Armazene idéias - Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc. 


6. Observe e absorva - Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E, principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver. 


7. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.


8. Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.


9. Descubra novas fontes de idéias - Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.


10. Compreenda primeiro. Depois julgue. 


11. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.


12. Procure ter uma atitude positiva e otimista - Isso ajuda você a realizar seus objetivos.


13. Pense todos os dias - Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias. 


14. Descubra o problema - Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.


15. Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias - Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E, finalmente, inverta as idéias que você tem.


16.  Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.


17.  Crie grandes metas. Grandes objetivos . 


18. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por quê, Qual, Como. 


19. Coloque as idéias em ação - Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.


20. Use o seu tempo ocioso com sabedoria - Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.


* Apenas para confirmar que a criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você, vamos ver o que grandes inventores e pensadores escreveram sobre CRIAR: "As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam." (Bernard Shaw - Filósofo) "Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração." (Thomas Edison - Inventor) "As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas." (Ruth Noller - Pesquisadora da Universidade de Buffalo) "As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado." (David Ogilvy - Publicitário)

Compreenda o processo criativo Catherine Patrick descreve as fases do processo criativo em seu livro "O que é o pensamento criativo".

1. Preparação É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, discutir, colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentração no assunto.
2. Incubação É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.
3. Iluminação O momento da gênese da idéia, a iluminação ou síntese ocorre para o homem criativo em incubação nos momentos mais inesperados.
4. Verificação Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou. O criador analisa, julga e testa sua idéia para avaliar sua adequação.





Fonte : www.tilibra.com.br







quinta-feira, 21 de abril de 2011



Novidades na Secretaria de desenvolvimento econômico 


Nesta nova gestão do governo paulista, a antiga                                            
Secretaria de Desenvolvimento ganhou nova denominação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e   Tecnologia (SDECT). Os programas e os órgãos vinculados que pertenciam à extinta Secretaria de Ensino Superior, como as universidades estaduais paulistas (USP, Unesp, Unicamp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp),
passaram a integrar também a nova estrutura da Secretaria.
“Essa união será uma nova fase na promoção do  desenvolvimento sustentável do Estado, pois permitirá uma maior sinergia entre os centros de conhecimento e as ações voltadas ao fortalecimento da economia, estimulando a inovação tecnológica, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda para a população”, explica o
 vice -governador e secretário Guilherme Afif Domingos. Haverá ainda novos investimentos em outras frentes, como no Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional e nos Arranjos Produtivos Locais, os chamados APLs, que concentram mais de 14,5 mil micro, pequenas
e médias empresas em todo o Estado de São Paulo. 

“Também daremos destaque para a área de ciência e tecnologia que receberá R$ 24 milhões" afirma Afif Domingos .

Material enviado pelo aluno David , dia 21/04/11


6 Grandes equívocos do
empresário de primeira viagem


Empreender é o sonho de muitos brasileiros. Na prática, muitas vezes se torna pesadelo.
Parte disso se deve a própria estrutura institucional brasileira que não favorece os pretensos empreendedores:
  • elevado custo de capital,
  • estrutura tributária ineficiente
  • e instituições públicas morosas…
São alguns dos obstáculos que enfrentam aqueles que partem para esta empreitada. Mas o principal fator são os erros de planejamento e execução cometidos pelo próprio empresário.
Segundo o relatório Doing Business, emitido pelo Banco Mundial, que leva em consideração aspectos como: tempo médio gasto para se abrir uma empresa, facilidade em se conseguir crédito, segurança jurídica, legislação tributária entre outros… o Brasil figura na posição de número 127, atrás de países como Botswana, Chipre, Etiopia e inúmeros outros que você talvez reconhecesse apenas em um atlas.  Isto denota como empreender neste país é tarefa complicada e como neste aspecto ainda estamos atrasados em relação às economias centrais e ditas desenvolvidas.
O monitoramento realizado pelo SEBRAE SP constatou que a taxa de mortalidade das empresas até o 5° ano de existência atingiu em 2010 a taxa de 58%. Novamente, o principal fator de insucesso das jovens empresas repousa da inexperiência dos empreendedores.
"Pessoal, essa é nossa nova
 sala de reuniões, ok?" - 
empresário anônimo, 
cortando custos
A inexperiência, todavia, pode ser trabalhada para aumentar a as chances de sucesso.
 Em um exercício quase pedagógico vamos elencar aqueles que nos parecem as principais fontes de erros do empreendedor:

1. Desconhecimento do negócio

Além de variáveis como localização, estrutura física do empreendimento, publicidade e público alvo, o conhecimento da operacionalização de todo empreendimento – fornecedores, logística, contratação de funcionários, horário de funcionamento, pós venda – pode diferenciar os vencedores. Tudo isso deve ser feito na fase de planejamento do negócio, o famoso Plano de Negócios deve ser minucioso e rico em detalhes que orientem toda operação.
Para montar o seu plano, recomendo ler e imprimir esse documento de 118 páginas do Sebrae, explica tudo de maneira bem simples.

2. Não avaliar bem o custo do capital próprio e do capital de terceiros

A alta taxa de juros no Brasil tende a desestimular o investimento empreendedor o motivo é bem simples – para quê arriscar seu capital quando os títulos públicos no Brasil (praticamente livres de risco) estão pagando cerca de 12% ao ano (LTNs com vencimento em 2 anos por exemplo)?
O elevado custo de capital no Brasil é motivo de discussão entre os Economistas há algum tempo, e o reflexo imediato deste custo na economia é o elevado spread bancário brasileiro – diferença entre a taxa de juros que as instituições financeiras pagam na captação do dinheiro e a que cobram dos clientes. Pode-se dizer a grosso modo que a taxa de juros é o preço do dinheiro, com uma taxa básica de juros em 11,75% temos o dinheiro mais caro entre as principais economias do mundo. Fruto direto da política monetária brasileira, isto representa um sério desestímulo a atividade produtiva brasileira. Para se ter uma idéia a taxa similar nos EUA está em torno de 0,25% ao ano.
Estes fatores tornam os financiamentos produtivos muito onerosos para os empreendedores e por isso chamamos a atenção para este ponto, ele é peça chave na decisão de se começar um negócio. Afinal, o retorno projetado tem de ser superior a este custo inicial de capital. Proponho a leitura desse ótimo artigo da UFPR para aprofundar seu entendimento sobre este intricado tema.

3. Subestimar a carga tributária para seu empreendimento

Não se iluda, você vai gastar muito tempo para entender como recolher os impostos que você deve pagar, e até porque paga-se tanto. Então não veja uma assessoria contábil como apenas mais um custo: ela é fundamental para colocar sua empresa nos trilhos. A legislação tributária brasileira vai dar origem ao maior e mais pesado livro do mundo(6 toneladas!), fruto do trabalho de um advogado tributarista como forma de protesto.
Impostos como o ICMS e ISS vão fazer parte de sua rotina então é preciso ficar atento a forma correta de recolhimento de ambos no seu negócio. Há ainda os impostos sobre a renda (Imposto de Renda) e as contribuições sociais (CSLL, COFINS), por isso é bom atentar para uma estratégia tributária na fase de planejamento. Neste sentido o trabalho do SEBRAE é bem competente e pode auxiliá-lo. Recomendo também a leitura dessas orientações no Portal Tributário.

4. Não estabelecer preços e política comercial de forma correta

Pode parecer tarefa simples a primeira vista, mas a correta precificação de seu produto é chave. Além de cobrir seus custos fixos e os custos variáveis (os que variam conforme a quantidade de produtos vendidos/produzidos) ele deve contribuir também para sua colocação no mercado, ou seja, seu preço também vai determinar seu posicionamento no mercado.
Seu público alvo e sua escala projetada de vendas são variáveis importantes para estabelecer seu preço.
Este é mais um daqueles temas que os empreendedores tendem a deixar para a última hora, grave erro. O estabelecimento correto de uma política comercial que englobe:
  • preço,
  • descontos,
  • volumes ideais de venda,
  • prazo de vendas
Vai fazer a diferença entre um fluxo de caixa saudável ou não. Por exemplo, se forem dados prazos aos cliente de 30 ou 60 dias serão dois meses antes do recebimento das vendas. Supondo que seu fornecedor foi pago à vista é preciso ter um fluxo de caixa coerente com esta política.
Para aprofundar seu conhecimento sobre composição de preços, recomendo este artigo de Humberto Rosa Oliveira.

5. Administração financeira ineficiente

Lembre-se que em um empreendimento com mais de um sócio, aqueles que trabalham na empresa tem de ser remunerados pelo trabalho e pelo capital e os que apenas investem fazem jus a remuneração de capital. Desta forma, o estabelecimento do pró-labore correto e a separação entre os recursos próprios e os recursos da empresas são pontos críticos.
Muitos empreendedores relevam a importância do controle financeiro em suas empresas. Retirar dinheiro do caixa no final dia, usar cheque da empresa para despesas pessoais pode camuflar o real retorno de sua empresa, deixando-a a deriva em termos de controle e planejamento. A competitividade dos dias de hoje já não permite tais práticas, por isso uma boa planilha ou software de gestão financeiro se fazem instrumentos indispensáveis.
Avalie corretamente seu custo mensal, sua necessidade de capital de giro e o dinheiro que deve ser direcionado para investimentos. Utilizar empréstimos bancários para cobrir despesas tem um custo elevado. Empréstimos devem ser usados para o investimento produtivo.
Manual prático do bilionário, apenas R$19,99. Err... não é bem assim
Recomendo como leitura complementar este guia de Gestão Financeira do Sebrae, tem apenas 22 páginas.

6. Não ter o real espírito empreendedor

É o “olho do dono é que engorda as vacas”.
Se você ainda acha que vai empreender para trabalhar menos e ter horários mais flexíveis, talvez seja melhor optar pela carreira pública. Todos os empresários que conheço sacrificam férias quando necessário, trabalham mais de 8 horas por dia e relatam noites mal dormidas em vários momentos da empreitada. Resumindo, se prepare para trabalhar como nunca antes de colher os louros.
Por fim, recomendo fortemente a leitura do livro Diferencial Competitivo, por John Nesheim. E também a palestra abaixo, baseada no brilhante livro “A Arte do Começo“, por Guy Kawasaki:
Sucesso a todos aqueles que decidam empreender. Afinal, apesar de toda dificuldade que o país oferece é sob sua coragem que a roda da economia gira.
Algum de vocês tem a própria empresa ou está montando uma agora? Compartilhem suas experiências.
Fonte : Revista Papo de Homem

domingo, 17 de abril de 2011

5º e último Episódio :MEU PRIMEIRO EMPREGO com MAX GEHRINGER (FANTÁSTICO)


Depois do 1º emprego, Max dá a dica: "Não peça aumento, peça oportunidades"

Chegou o momento de se despedir de quatro brasileiros batalhadores. A experiência dos recém-formados à procura do primeiro emprego termina neste domingo (17).

Chegou o momento de se despedir de quatro brasileiros batalhadores. A experiência dos recém-formados à procura do primeiro emprego termina neste domingo (17). Durante um mês, você acompanhou os primeiros passos deles na carreira.

Nossos jovens foram testados na prática, no dia a dia de empresas. Sentiram o gostinho de ter o trabalho reconhecido e também aprenderam a lidar com as críticas. Mas antes de cada um seguir seu caminho, algumas surpresas vêm por aí. E não deixe de conferir as últimas dicas de Max Gehringer.

Confira no vídeo o último episódio de “Meu primeiro emprego”!